PESQUISE NO SITE
Biografia
Nossa Causa
Notícias
Projetos
Comissões
Agenda
Eventos
Conquistas
Sala de Imprensa
Na Mídia
Fala, Ana Rita
Artigos
Antes X Depois
Com a Palavra...
Áudios
Links
Denuncie
Downloads
Contato

 
Artigos     Imprimir

08/12/2016 21:16
O triunfo de Vitória


Assessoria 1 comentário            

Ela estava nas ruas, caída. Sem forças para levantar, não conseguia comer nem beber. Pequenina, ela media no máximo o tamanho de duas mãos juntas. Mãos que unidas a salvaram de uma triste estatística: a de fazer parte dos cerca de 200 mil animais abandonados em Salvador.

A cadelinha batizada pelos seus salvadores de Vitória, é a exceção à regra. Encontrada tendo o seu escasso sangue sugado por inúmeros carrapatos, foi levada às pressas para uma clínica veterinária, com o apoio da vereadora e protetora dos animais, Ana Rita Tavares. Vitória foi submetida a duas transfusões de sangue. Mas, apesar do quadro de desnutrição e anemia graves, a pequena bebê renasceu.

Seu olhar de gratidão diz tanta coisa, que, diante dele, faltam palavras para este texto.

Sua expressão sofrida, mas aliviada por ter sido resgatada da hostilidade das ruas, externa seu agradecimento à sua "mamãe" Mara Gama, que não mediu esforços para ajudar o pobre animal. Mesmo sem dispor de recursos financeiros naquele momento, ela tomou a pequena em seus braços e buscou, freneticamente, uma clínica veterinária que a livrasse da morte.

Mara é só um exemplo de milhares de protetoras e protetores que, ao se depararem com situações semelhantes, são tomados pelos sentimentos de impotência, indignação, e de dever cumprido. Nesta hora, não vem à cabeça dessas pessoas como realizarão o pagamento dos custos veterinários; o preço da solidariedade é alto e desestabiliza qualquer um financeiramente. Contando com serviços incipientes diante da grande demanda, Salvador ainda não dispõe de um serviço de atendimento veterinário gratuito para atender animais em situação de rua.

Já desfalecida, Vitória não tinha mais forças. Até mesmo para abanar seu rabinho em sinal de gratidão. Na clínica Pet Coração, ela ficou internada por dois dias. Depois disso, a pequena guerreira foi transferida para a Clínica Pet Vida. Destaque para dois zelosos funcionários: Anderson e Simone, além da veterinária Naira Ferrari.

No rol dos abnegados, a ativista Graça Paixão, que indicou os locais para atendimento da cadelinha e por ter colaborado com a transfusão de sangue, e Ana Rita Tavares, que por meio da sua parceria com a Pet Vida, viabilizou todo o tratamento.
 


E Salvador? Divulgada pelos que usufruem dela comercialmente como Capital da Alegria, slogan que os faz encher os bolsos, ao vender suas belezas naturais através de famosos cartões postais, ainda que por vezes contrastados pela presença daquele "indigesto" cão ou gato de rua, tal qual Vitória... Aqui, estes, inocentes sem voz, continuam sendo ignorados na terceira maior capital do país pela maioria de soteropolitanos, gestores e turistas, mesmo depois de os animais serem considerados sencientes por um grupo de renomados cientistas ingleses em Cambridge. 

Vitória, como milhares de iguais, faz-se paradigma a tremular como uma bandeira que clama por compaixão de todos os que podem transformar suas vidas tão sofridas em dignidade, esta a que todos nós que os amamos esperamos ainda ver.
  
 


ComentáriosComentar Artigo
Ada
09/12/2016 07:31
Acabei de ler e me emocionei. Graças a Deus dei meu voto a pessoa certa. Ana Rita, n cesse de fazer esse trabalho tão lindo. Vc e todos os protetores estão de parabéns e têm todo meu respeito.


  Últimas Notícias

Égua morre e burro agoniza após ter ingerido veneno em Piatã

Ana Rita pede que 31 milhões do orçamento municipal sejam destinados aos animais

Rua em Piatã indicada por vereadora recebe asfalto

​Castramóvel realiza esterilização de cães e gatos em Pau da Lima

Mais Notícias



Mais Lidas

Protetores de animais pedem serviço de atendimento móvel de urgência em Salvador

Projeto de Ana Rita, Castramóvel já está pronto para funcionar

Câmara de Salvador aprova projeto para a criação de hospital público veterinário

Prefeitos de Salvador e Porto Alegre discutem implantação de Secretaria dos Animais


Gabinete
Edf. Sul América - 7º Andar
Travessa D'Ajuda, 39 - Centro
Salvador-BA - CEP:40020-030
Telefone: 71 3320-0297
        

Assessoria de Comunicação
(71) 3320-0195