PESQUISE NO SITE
Biografia
Nossa Causa
Notícias
Projetos
Comissões
Agenda
Eventos
Conquistas
Sala de Imprensa
Na Mídia
Fala, Ana Rita
Artigos
Antes X Depois
Com a Palavra...
Áudios
Links
Denuncie
Downloads
Contato

 
Notícias     Imprimir

Ana Rita fiscaliza trabalho de castração no CCZ de Salvador13/10/2013 20:49
Ana Rita fiscaliza trabalho de castração no CCZ de Salvador
Vereadora comemora implantação do Castramóvel a partir de novembro

Flankel Lima 0 comentário          

A vereadora Ana Rita Tavares (PROS) visitou as instalações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na manhã de sexta-feira (11), no bairro do Trobogy, em Salvador, para conferir de perto o funcionamento de uma van que vem auxiliando o transporte dos animais esterilizados no local.

Segundo a vereadora, também foi um compromisso do prefeito ACM Neto com ela aumentar o número de castrações na cidade, que antes era inferior a 300 e hoje deve alcançar 770 esterilizações de cães e gatos por mês. A castração visa diminuir a quantidade de animais errantes nas ruas, estimada em 200 mil, e consequentemente reduzir os casos de maus-tratos.

Segundo informações da Prefeitura, em novembro o Castramóvel vai estar nas ruas, veículo que será utilizado para o trabalho de esterilização nos bairros da cidade, atendendo ao projeto de indicação PIN-001/13, de autoria da vereadora Ana Rita Tavares, “e às inúmeras reuniões que realizei com o prefeito e o secretário municipal de Saúde, José Antônio Alves”, completa a vereadora.

 


Ana Rita foi conferir o funcionamento do veículo que está fazendo o transporte dos animais castrados no CCZ (Flankel Lima)


O aumento no número de castrações e a implantação do Castramóvel são motivos de alegria para Cláudio Bispo, que esteve no CCZ para fazer a castração da sua cadela Tchuca. “Adorei esse projeto e entendo que estamos no caminho certo. As pessoas devem cuidar mais dos animais. Hoje, estou realizando um sonho que é a castração dela”.

A vereadora elogia a atitude de Cláudio. “Isso é de fundamental importância, são os protetores que têm essa consciência para castrar seu animal, para que eles não fiquem nas ruas, e no caso das fêmeas no cio, correndo riscos de atropelamentos”.

A Subgerente de Ações Básicas do CCZ, Mônica Pondé, explica como foi possível alcançar uma melhor estrutura, junto à Secretária de Saúde do Município. “É uma ação inovadora, porque atendíamos apenas a uma demanda espontânea, em um programa de castração interna. Agora, por conta de uma iniciativa dessa gestão, juntamente com a vereadora Ana Rita, que solicitou esse serviço ao prefeito, estamos nos estruturando melhor”.

 


Vereadora observa um dos animais esterilizados no CCZ (Flankel Lima)


Mônica explica que o CCZ vem buscando atender melhor à demanda de castrações de animais de pequeno porte e, a partir de agora, vem atendendo a animais encaminhados pelas ONGs vinculadas ao Centro. “Para os outros animais que não são ligados ao CCZ é necessário um cadastramento em 27 unidades de saúde do município”. Os interessados deverão ligar para os telefones 156 ou 160, e receberão orientações para habilitação do serviço e o encaminhamento.

O gerente administrativo, Pedro Daniel Magalhães, diz que a van utilizada para fazer o transporte de animais a serem castrados no CCZ é uma medida auxiliar até a chegada do Castramóvel. “Já tínhamos um carro modelo van e então fizemos uma plotagem, identificando-o como Unidade Móvel de Zoonoses. Enquanto isso, aguardamos a chegada de uma unidade mais equipada, o Castramóvel”.

O médico veterinário Dr. Augusto Angelim destaca o aumento no número de cirurgias por mês. “O Centro Cirúrgico consegue atingir uma meta razoável e esperamos fazer aqui em torno de 480 cirurgias por mês, uma média de 120 por semana. Isso somado ao que já é feito na Clínica Vida Animal, cujo número chega a 290. Então teremos um total de 770 castrações ao mês. Esses números causam um impacto significativo no controle da população animal em Salvador”.

 


Ana Rita Tavares e o médico veterinário Dr. Augusto Angelim (Flankel Lima)


O pós-operatório dos animais fica sob a responsabilidade de quem leva o cão ou gato para fazer a cirurgia. Nesse sistema de castração, não há cotas específicas para gato e gata, cão e cadela. A pessoa pode levar animais de quaisquer sexos, sem ter a limitação de quantidade por cada sexo.

De acordo com Ana Rita Tavares, com a chegada do Castramóvel, que começará a funcionar em novembro, a estratégia que ela sugere é a realização do pós-operatório em um trailer anexo ao ônibus, e, a depender do caso específico em cada bairro, em imóveis viabilizados através de ONGs com o custeio da ocupação de casas de protetoras, no bairro em que o ônibus ficar estacionado.

“Na segunda-feira (14), estarei na Secretaria de Saúde para uma reunião objetivando ajustar tudo o que disser respeito ao Castramóvel. Estou atenta e acompanhando tudo de perto com minha equipe”, diz a vereadora.



Notícias Relacionadas

  • Cão em situação de maus tratos é retirado da casa de agente de saúde na Fazenda Grande

  • Ana Rita Tavares cobra ao Centro de Zoonoses assistência aos animais de rua de Salvador

  • Castramóvel realiza atendimentos em Plataforma até março

  • Castramóvel atende em Pernambués e chega a 6,5 mil procedimentos em 2016

  • Castramóvel realiza atividades no Parque do Abaeté durante mês de agosto

  • Representantes da proteção animal priorizam apreciação de projetos na Câmara dos Deputados

  • Audiência Pública discute a importância da Medicina Veterinária

  • Dezenas de animais ficam abandonados após morte de tutor


  • ComentáriosComentar Notícia

    Ainda não existem comentários para esta notícia.
    Seja o primeiro a comentar!


      Últimas Notícias

    Cães que vivem em rede atacadista de alimentos são ameaçados de expulsão por novos donos

    Associação de agentes de saúde e servidor são condenados a pagar indenização a vereadora

    Homem mantinha cães em situação de maus tratos no bairro de São Caetano

    Dia Mundial dos Animais é comemorado na Câmara Municipal de Salvador

    Mais Notícias



    Mais Lidas

    Protetores de animais pedem serviço de atendimento móvel de urgência em Salvador

    Projeto de Ana Rita, Castramóvel já está pronto para funcionar

    Câmara de Salvador aprova projeto para a criação de hospital público veterinário

    Prefeitos de Salvador e Porto Alegre discutem implantação de Secretaria dos Animais


    Gabinete
    Edf. Sul América - 7º Andar
    Travessa D'Ajuda, 39 - Centro
    Salvador-BA - CEP:40020-030
    Telefone: 71 3320-0297
            

    Assessoria de Comunicação
    (71) 3320-0195