PESQUISE NO SITE
Biografia
Nossa Causa
Notícias
Projetos
Comissões
Agenda
Eventos
Conquistas
Sala de Imprensa
Na Mídia
Fala, Ana Rita
Artigos
Antes X Depois
Com a Palavra...
Áudios
Links
Denuncie
Downloads
Contato

 
Notícias     Imprimir

Dezenas de animais ficam abandonados após morte de tutor06/11/2013 15:06
Dezenas de animais ficam abandonados após morte de tutor
Equipes da vereadora Ana Rita Tavares, CCZ e Limpurb atuam para salvar animais e limpar o local

Assessoria 1 comentário          

Os moradores da Travessa Zé do Violão, em São João do Cabrito, Subúrbio de Salvador, pediram socorro para a situação a que ficaram expostos desde a última sexta-feira (1). O morador Carlos Conceição, conhecido como “Formiga”, aposentado da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) faleceu no quintal de sua casa e, somente após três dias, devido ao mau cheiro, é que os vizinhos descobriram o corpo.

Transferido para o Instituto Médico Legal (IML), ainda aguarda o reconhecimento de parentes para ser enterrado. Só que no terreno, ele convivia com 14 cachorros, oito bodes, galinhas e pombos que acabaram abandonados à própria sorte.

Os moradores ligaram para a imprensa e para o gabinete da vereadora e protetora dos animais Ana Rita Tavares (Pros) para denunciar a situação e pedir providências, uma vez que tinham dificuldade de cuidar dos cães e também pelos riscos à saúde pública. No local, além dos animais, um esgoto aberto exala forte mau cheiro, trazendo sérios riscos aos vizinhos, como dona Marina Fernandes, que disse não conseguir dormir sentindo falta de ar.


 

Os vizinhos ainda tentaram cuidar dos animais colocando alimento e água, mas o local acabou saqueado, com os bodes e galinhas sendo roubados. Sujeira e mau cheiro deixaram indignados os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a equipe da vereadora, que foram até a casa na terça-feira tentar contornar a situação. Ana Rita Tavares imediatamente acionou seu gabinete para que entrasse com uma ação no Juizado Especial para conseguir uma liminar que possibilitasse a assistência aos animais.

Segundo moradores, alguns cachorros fugiram do local quando uma senhora abriu o portão para tentar limpar o terreno. “Ela não suportou e saiu sentindo-se mal devido ao forte mau cheiro”, contou a moradora Eliene Negreiros. Segundo ela, a vizinhança não consegue dormir também por causa dos latidos, já que os animais estavam sem alimentação. “Tivemos que colocar comida pela grade, mas ninguém tem coragem de entrar no local”. Na rua, diversas crianças circulam indiferentes aos riscos de contaminação.

Ana Rita Tavares e os técnicos da CCZ entraram na área e se assustaram com as condições em que se encontram os cães, muitos deles filhotes, que estavam comendo fezes de pombo para se alimentar. Eles foram alimentados com ração oferecida pela vereadora. Nesta quarta-feira, o CCZ providenciou mais alimento. A ONG Sentimento Animal, que atua no Subúrbio, foi acionada para monitorar a alimentação dos animais.

 
Nesta quarta-feira (6), uma equipe do Centro de Zoonoses vacinou seis cães contra a raiva - cinco fêmeas e um macho - e vermifugou três filhoes. Uma equipe da Limpurb está fazendo a limpeza do terreno, onde estão depositados lixo, restos de roupas e muito entulho. O corpo de “Formiga” foi encontrado nu e em estado de gigantismo.

Focos de mosquito da dengue também foram descobertos, segundo o supervisor de campo do CCZ, Antônio Luiz Oliveira, que mostrou-se também indignado com a situação. O veterinário Aroldo Carneiro garantiu o atendimento aos animais, que precisam ser tratados antes de serem encaminhados para adoção.

A vereadora disse ainda que solicitará da prefeitura que os cães sejam castrados antes de colocados para adoção. “O importante agora é conseguir a limpeza do local para evitar contaminação dos animais e dos moradores. Fico com pena dos animais que aparentam estar desidratados e famintos. Vamos assisti-los para que sejam tratados e adotados por pessoas responsáveis”, diz Ana Rita.


Notícias Relacionadas

  • Ana Rita leva mensagem de respeito aos animais a Colégio da PM e Subprefeitura de Paripe

  • Lauro de Freitas: Cadela doente morre após ser abandonada em shopping

  • Ana Rita Tavares entra com notícia crime contra a Prefeitura de Camaçari

  • Ana Rita Tavares protocola notícia-crime contra prefeito de Cruz das Almas

  • Canil público de Cruz das Almas sofre com abandono

  • Homens são detidos após abandonarem cão na praia da Ribeira

  • Mais de 20 cães e um jabuti são abandonados numa casa em Ipitanga

  • Cão morre de fome e frio após dois meses de abandono

  • Crueldade com cães


  • ComentáriosComentar Notícia
    doria matos
    12/01/2014 21:41
    tudo isso tera um fim.guando os protetores se unir.eu sou uma protera q ache sozinha ,pego da rua trato e arrumo ,e corro atraz de pessoas para doa. tenhe q coloca uma pena mas dura pra estes maustrato.guanto a pulduzinho eu teria invadido pois se tratava de uma vd pressa com fome .choro em pensar. presimos melhora ,presicamos ser mas oussados.pois gualguer animal estanto ele sendo maltratato, porq nao podemos ajuda. ajudo sim ....eusofrou muito ao ver tantas barbaridade como esta e n fazer nada


      Últimas Notícias

    Égua morre e burro agoniza após ter ingerido veneno em Piatã

    Ana Rita pede que 31 milhões do orçamento municipal sejam destinados aos animais

    Rua em Piatã indicada por vereadora recebe asfalto

    ​Castramóvel realiza esterilização de cães e gatos em Pau da Lima

    Mais Notícias



    Mais Lidas

    Protetores de animais pedem serviço de atendimento móvel de urgência em Salvador

    Projeto de Ana Rita, Castramóvel já está pronto para funcionar

    Câmara de Salvador aprova projeto para a criação de hospital público veterinário

    Prefeitos de Salvador e Porto Alegre discutem implantação de Secretaria dos Animais


    Gabinete
    Edf. Sul América - 7º Andar
    Travessa D'Ajuda, 39 - Centro
    Salvador-BA - CEP:40020-030
    Telefone: 71 3320-0297
            

    Assessoria de Comunicação
    (71) 3320-0195