PESQUISE NO SITE
Biografia
Nossa Causa
Notícias
Projetos
Comissões
Agenda
Eventos
Conquistas
Sala de Imprensa
Na Mídia
Fala, Ana Rita
Artigos
Antes X Depois
Com a Palavra...
Áudios
Links
Denuncie
Downloads
Contato

 
Notícias     Imprimir

Prefeitos de Salvador e Porto Alegre discutem implantação de Secretaria dos Animais11/11/2013 19:50
Prefeitos de Salvador e Porto Alegre discutem implantação de Secretaria dos Animais
Audiência pública realizada pela vereadora Ana Rita reuniu políticos e ativistas e discutiu projeto da SEDA

Assessoria 172 comentários          

Os prefeitos de Salvador e Porto Alegre, ACM Neto (DEM) e José Fortunati (PDT) participaram de uma audiência pública nesta segunda-feira (11), na União dos Municípios da Bahia (UPB), para discutir políticas públicas de atenção aos animais, a convite da vereadora Ana Rita Tavares (Pros). O objetivo do evento foi discutir a implantação da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (Seda) em Porto Alegre, comandada pela primeira dama Regina Becker, e o projeto de Ana Rita para uma secretaria semelhante na capital baiana.

A Seda, ao lado do hospital público veterinário, de um calendário anual de vacinação antiviral e uma unidade móvel de esterilização, o “castramóvel”, faz parte do rol de realizações aguardadas pelos ambientalistas e protetores de animais de Salvador. Os três projetos foram apresentados pela vereadora Ana Rita e já foram aprovados pela Câmara Municipal de Salvador. Agora, dependem da Prefeitura para se tornarem realidade.

O prefeito ACM Neto reconhece a necessidade de incluir a proteção aos animais nas políticas públicas do município, mas justificou a impossibilidade de medidas urgentes por conta de uma reorganização nas contas da Prefeitura. Mesmo assim, o chefe do Executivo comemora o fato de encerrar o ano com duas importantes realizações. O aumento no número de castrações mensais (de 300 para 770) e a implantação do castramóvel, previsto para estar nas ruas até dezembro.

 

Antonio Imbassahy, ACM Neto, Ana Rita Tavares, José Fortunati e Regina Becker (Chico Araújo)


“A vereadora Ana Rita nos trouxe os impactos positivos dos veículos de esterilização de Porto Alegre e, ainda este ano, nossa unidade vai estar funcionando. Além disso, conversamos com ela para que toda requalificação de espaços públicos passe a prever alternativas de convivência com os animais”, disse ACM. O prefeito também anunciou que, a partir de um novo plano orçamentário, pode implantar o hospital público veterinário até 2016 e a Secretaria Especial dos Direitos dos Animais.

“Parabenizo ao prefeito Fortunati pela coragem de ter implantado a Seda em Porto Alegre, o que também é uma aspiração nossa. Da mesma maneira, fomos pioneiros na implantação da Secretaria da Cidade Sustentável. Quero me inspirar na prefeitura gaúcha e ter Fortunati como espelho, pois enxergo a vida dos animais da mesma forma que enxergo a vida de todos nós”, garantiu o prefeito de Salvador.

Olhar diferente - José Fortunati parabenizou Neto pela disposição para atender à causa animal e destacou os resultados alcançados por sua Secretaria nos dois últimos anos. Foram mais de 13 mil esterilizações, 10 mil fiscalizações de maus-tratos, 4,8 mil atendimentos clínicos, quase 2 mil cirurgias e 567 adoções. “Diziam que o poder público tinha muitas demandas para atender e por isso não deveria cuidar dos animais. Mas as pessoas tiveram um olhar diferente a partir dos números que a Seda passou a apresentar”, revela.


Prefeito ACM Neto e a vereadora Ana Rita Tavares (Renato Frota)


A Secretária Regina Becker fez uma apresentação sobre os avanços alcançados desde a criação da Seda, em julho de 2011, e também elogiou o prefeito baiano. “Hoje vimos um despertar do prefeito ACM Neto e percebemos que ele comprou a ideia. Ouvimos muitas pessoas criticarem as ações que beneficiam os animais, por afirmarem que eles não seriam seres de direitos. Mas os direitos dos animais são adquiridos por nós, que temos o dever de protegê-los”, resumiu.

Regina Becker também anunciou que, até o final de 2014, Porto Alegre vai ganhar o primeiro hospital veterinário municipal do País, com ajuda da iniciativa privada. Prevista para prestar 100 atendimentos por dia, a Unidade de Saúde Animal (USA) “Vitória” tem um custo de implantação previsto em R$ 10 milhões. “Espero que Salvador tenha sua unidade em breve, e tenho certeza de que vai ter graças à atuação da vereadora Ana Rita. Ela é uma grande guerreira e vem tendo uma postura muito positiva na causa”, elogiou.

Momento especial - Idealizadora da audiência pública, a vereadora Ana Rita Tavares destacou a presença dos prefeitos ACM Neto e Fortunati e da primeira dama de Porto Alegre no evento. “Não é todo dia que vemos um prefeito deixar seus afazeres para vir até Salvador discutir projetos dedicados à causa animal. É um momento muito especial e comprova a postura de uma sociedade que não aceita mais tanto sofrimento entre seres indefesos”, disse a vereadora.

 

Políticos, especialistas, estudantes do ensino técnico e universitário e ativistas participaram da audiência pública no auditório da UPB, em Salvador (Renato Frota)


Para viabilizar seus projetos, Ana Rita reafirmou a confiança no prefeito ACM e no partido para o qual migrou no último mês. “A vereadora já colocou a defesa dos animais na pauta do Pros e por isso está à frente da coordenação nacional do Pros Verde, que vai se dedicar às áreas de meio ambiente, sustentabilidade e direitos dos animais”, anunciou Maurício Trindade, presidente estadual licenciado do Pros na Bahia e secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza.

Também marcaram presença na audiência pública o deputado federal e ex-prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy (PSDB), a vice-prefeita da cidade, Célia Sacramento (PV) e o presidente da União de Entidades Protetoras dos Animais da Bahia (Unimais).


Notícias Relacionadas

  • Audiência Pública - POLÍTICAS DE ATENÇÃO AOS ANIMAIS - 11 de novembro

  • Vereadora de Salvador une forças com protetores de animais em Porto Alegre

  • Câmara de Salvador aprova projeto para a criação de hospital público veterinário

  • Ana Rita Tavares e ativistas libertam jegue que carregava sobrepeso em carroça

  • Protetores de animais comemoram criação de Frente Parlamentar

  • Vereadora propõe criação de Secretaria e frente parlamentar que defende direitos dos animais


  • ComentáriosComentar Notícia
    Hpttfusm
    16/11/2015 20:41
    According to .
    Iglesia Evangelica de Segovia
    19/10/2015 07:12
    Calle Tours 4 40004 Segovia Spain +34 921 44 36 82
    Iglesia Evangelica de Segovia
    19/10/2015 06:48
    Calle Tours 4 40004 Segovia Spain +34 921 44 36 82
    Atelier Tangram Furniture
    23/09/2015 21:39
    Atelier Tangram Furniture
    Atelier Tangram Furniture
    23/09/2015 21:17
    Atelier Tangram Furniture
    4Ad4UAHiKK
    07/09/2015 12:05
    Em Agosto de 2005, num Domingo de manhe3 apeteceu-me ir beber um cafe9 e0 Baixa. A zona asaepr da altura do ano e da semana estava cheia de turistas. Apf3s procurar por ve1rias ruas, onde todos os estabelecimentos estavam fechados, tive de beber cafe9 num Centro Comercial, o fanico local onde era possedvel. Se a isto juntarmos a tradicional antipatia dos empregados de come9rcio da zona ( na Brasileira e9 perfeitamente cf3mico a falta de profissionalismo), os hore1rios restritos, as lojas com artigos je1 desadequados das necessidades actuais, e9 fe1cim perceber as razf5es da "crise". Se ne3o resolverem estes pequenos aspectos, sere1 invie1vel qualquer projecto.
    IOshrVSEVu
    07/09/2015 11:39
    Victor disse:Eu sempre ouvi falar do Bon Odori , meus amogis me falam muito de tal evento mas eu nunca fui Me disseram sobre tudo e tals mas ale9m de toda a teme1tica , pode me dizer se vendem mange1s , animes e artigos para cosplay le1 ?
    DVuC8SjgA
    07/09/2015 06:26
    Ue9 pessoal da vila cade a mizliobae7e3o vai deixar este espae7o ir para a iniciativa privada, para que um emprese1rio tenha lucro em cima deste espae7o em que o Ze9 Claudio lutou tanto para que viesse para as maos da prefeitura, te1 na hora de mostrar mizliobae7e3o, o investimento e9 sf3 na vila olimpica, te1 de cobrar do prefeitim invetimento em esporte ai na vila, pf4...
    ikyOj7Qe
    07/09/2015 02:47
    Exatamente assim mesmo. O pessoal faz a eslocha, mas, parece-me que a coisa je1 vem escolhida... Daed nao de1 certo, ne0o tem o apoio do pessoal da vila, vai minguando e acaba... e o que era para ser uma coisa boa em maos de outros, acaba virando uma grande frustrae7ao...DEIXA O PESSOAL DA VILA ESCOLHER, CACETE... INCLUSIVE Lc1 CABEM Vc1RIOS PROJETOS, NAO Sd3 UM... REVEZAMENTO Jc1...
    Q8QhqZdTDI0o
    07/09/2015 02:23
    O pessoal da Vila pensa em algo grsndioao para o espae7o, pena que as articulae7f5es quando ocorrem esbarram na falta de interesse e comprometimento da comunidade.Na atual situae7e3o qualquer coisa que for feito este1 bom. Mas tem que haver pelo menos compromisso de quem assumir,em dar ocupae7e3o e esporte para a faixa ete1ria de 7 a 16 anos, do bairro, que este1 sendo assediada pelas drogas. E tambem deixar infra-estrutura apf3s termino do contrato.

    <<  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16  17  18  >>


      Últimas Notícias

    Lavagem do Bonfim 2018: oito anos sem a presença de animais no cortejo

    Desembargador Augusto de Lima Bispo recebe título de cidadão de Salvador

    Policiais que atuam em defesa dos animais são homenageados em Sessão Especial na Câmara Municipal de Salvador

    Égua morre e burro agoniza após ter ingerido veneno em Piatã

    Mais Notícias



    Mais Lidas

    Protetores de animais pedem serviço de atendimento móvel de urgência em Salvador

    Projeto de Ana Rita, Castramóvel já está pronto para funcionar

    Câmara de Salvador aprova projeto para a criação de hospital público veterinário

    Prefeitos de Salvador e Porto Alegre discutem implantação de Secretaria dos Animais


    Gabinete
    Edf. Sul América - 7º Andar
    Travessa D'Ajuda, 39 - Centro
    Salvador-BA - CEP:40020-030
    Telefone: 71 3320-0297
            

    Assessoria de Comunicação
    (71) 3320-0195