PESQUISE NO SITE
Biografia
Nossa Causa
Notícias
Projetos
Comissões
Agenda
Eventos
Conquistas
Sala de Imprensa
Na Mídia
Fala, Ana Rita
Artigos
Antes X Depois
Com a Palavra...
Áudios
Links
Denuncie
Downloads
Contato

 
Notícias     Imprimir

Castramóvel realiza primeiras cirurgias de animais em evento teste09/12/2013 19:17
Castramóvel realiza primeiras cirurgias de animais em evento teste
Quatro cães foram esterilizados nesta segunda-feira e veículo foi aprovado por veterinários

Assessoria 8 comentários          

O ônibus adaptado que vai fazer a esterilização de cães e gatos nos bairros de Salvador, denominado Castramóvel, passou pelo primeiro teste ao realizar a castração de quatro cães, na tarde desta segunda-feira (9), na Secretaria Municipal de Saúde. Animais resgatados nas ruas pela vereadora Ana Rita Tavares (Pros), autora do projeto, passaram pelas cirurgias no interior do veículo que foi aprovado pela equipe de veterinários.

Participaram do primeiro teste três médicos veterinários e um anestesista, coordenados pelo cirurgião Augusto Angelim, responsável pela operação do Castramóvel. De acordo com Angelim, o teste foi bem-sucedido e após pequenos ajustes o veículo estará nas ruas para começar o trabalho de esterilização de animais tutelados por pessoas de baixa renda. O objetivo é combater a reprodução descontrolada de animais nas ruas e, consequentemente, os casos de abandono, maus-tratos e zoonoses.

 

Glauber, cão resgatado por Ana Rita Tavares na Ladeira da Preguiça, no Centro de Salvador, foi o primeiro cão esterilizado no teste do Castramóvel (Francisco Ribeiro)


Angelim explica que o Castramóvel ficará estacionado por alguns dias nos bairros da cidade com maior população de animais e realizará de 20 a 30 esterilizações de cães e gatos por dia. A sugestão do veterinário é que nas segundas e terças-feiras a equipe realize o cadastro dos animais a serem esterilizados, além do serviço de pesagem e um trabalho de educação com a comunidade. As cirurgias serão realizadas nas quartas e quintas-feiras. Nas sextas-feiras, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já vem complementando o trabalho de castração.

Para a vereadora Ana Rita Tavares, ver o Castramóvel realizando as primeiras cirurgias é um marco histórico para a causa animal em Salvador. “Agradeço muito ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde por terem acatado nosso projeto. É um sonho de muitos anos, pois quem milita nessa causa há tanto tempo não suporta mais ver tanto animal sofrendo com a violência do abandono. Esperamos aumentar o número de castrações para que tenhamos uma redução significativa no número de animais nas ruas”, diz.

 

Ana Rita fiscaliza primeiro teste do Castramóvel. Três cães e uma cadela foram esterilizadas no veículo adaptado para atuar nos bairros (Francisco Ribeiro)


A vereadora agora se dedica a achar uma solução conjunta com a prefeitura para o pós-operatório dos animais não-tutelados que vivem nas ruas. “Nossa sugestão é que, a partir do ano que vem, as ONGs de proteção animal sejam subsidiadas para cuidar da recuperação desses animais”. Segundo a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Salvador, Geruza Moraes, será preciso um chamamento público para viabilizar a ideia. Até então, o CCZ poderia abrigar os animais após as cirurgias, mas eles estariam sob cuidados das ONGs ou protetores independentes.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde tem capacidade para realizar 770 castrações mensais de cães e gatos, sendo 290 numa clínica conveniada e 480 no Centro de Controle de Zoonoses. Há cinco anos, esse número não ultrapassava 250 castrações mensais. “Conseguimos aumentar esse número para mais de 700 em meados desse ano e esperamos chegar a mais de 1000 esterilizações no ano que vem”, afirma a vereadora Ana Rita.

Confira as imagens dos primeiros testes do Castramóvel:



 


Notícias Relacionadas

  • ​Castramóvel realiza esterilização de cães e gatos em Pau da Lima

  • Castramóvel atende em Mussurunga durante todo mês de julho

  • Castramóvel realiza atendimentos em Plataforma até março

  • Castramóvel atende em Pernambués e chega a 6,5 mil procedimentos em 2016

  • Castramóvel realiza atividades na Calçada durante mês de setembro

  • Castramóvel realiza atividades no Parque do Abaeté durante mês de agosto

  • Castramóvel chega à Boa Vista de São Caetano e esteriliza animais até o final de julho

  • Castramóvel esteriliza cães e gatos do Alto de Ondina

  • A política como ação transformadora

  • Castração gratuita para cães e gatos do Nordeste de Amaralina e bairros próximos

  • Vereador colombiano conhece projetos em prol dos animais em Salvador

  • Projeto de Ana Rita Tavares, Castramóvel começa a funcionar no Nordeste de Amaralina

  • A política como ação transformadora

  • Confira a Retrospectiva do primeiro ano e mandato da vereadora protetora dos animais

  • Ana Rita participa da abertura do Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal

  • Projeto de Ana Rita, Castramóvel já está pronto para funcionar

  • Ana Rita fiscaliza trabalho de castração no CCZ de Salvador

  • Ana Rita Tavares fala à Rádio Cruzeiro 590 AM sobre Carnaval e meio ambiente

  • Projeto de Ana Rita Tavares, Castramóvel está perto de virar realidade

  • Ana Rita Tavares aprova mais seis projetos em defesa dos animais

  • ACM Neto participa de encontro inédito com ativistas da causa animal

  • Vereadora e protetores debatem avanços da causa animal em Salvador

  • Projetos do hospital veterinário e Castramóvel nas mãos do Secretário


  • ComentáriosComentar Notícia
    leda
    20/12/2013 12:22
    muito bom . parabéns
    Sályma Freitas
    20/12/2013 08:54
    Me lembro bem do dia em que conversávamos, voltando de uma reunião de protetores de animais, tarde da noite. No carro, somente eu, você e Oberta Minea, a gente falava de nossos sonhos para os animais: Castramóvel, SAMUVET (que eu idealizava ser chamado de SAMUA - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência aos Animais), Hospital Público Veterinário (que eu idealizava ser chamado de HGV - Hospital Geral Veterinário, como existe o HGE para os humanos) rsrsrsrs E ver esses sonhos se tornando realidade... Nossaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!! É muito gratificante, emocionante!!! Você, Ana, sempre demonstrou que sabe fazer a hora, não espera acontecer! Graças a Deus você ampliou a representatividade dos animais entrando para a Câmara de Vereadores. Você é retada mesmo! Você é GUERREIRA! É abençoada, iluminada! Sempre acreditei e sempre vou acreditar em você porque uma alma nobre a gente reconhece pelo brilho nos olhos e pela sinceridade, determinação e amor pelo que faz! Deus continue te abençoando, porque você é o verdadeiro instrumento da paz Dele! Você faz uma grande diferença na vida dos animais! Ahhh, se não fosse você advogando em causa deles. Ahhh, se não fosse você resgatando animais e ensinando outras pessoas a fazê-lo também! Minha admiração e gratidão por você é por tudo isso! Rezo sempre por você, para que Deus te dê sempre discernimento e condições de continuar ajudando os animais e os protetores também. Graças a você, grandes mudanças aconteceram e as maiores já estão começando a acontecer! Beijo imenso e muita luz em seus caminhos, Ana!
    Gil Moraes
    16/12/2013 10:17
    São Roque junto com São Lázaro te abençoara sempre...amém! Obrigada pelos animais...OOObrigada! Sucesso sempre....
    FLAVIO RODRIGUES
    11/12/2013 11:47
    Que belíssima iniciativa. Se todos os governantes e representantes do povo brasileiro fizessem a sua obrigação, teríamos um Brasil diferente. Parabéns Ana Rita, continue na frente desse projeto que só tende a crescer. Chega de animais abandonados e cadelas prenhas nas ruas. Fico triste quando vejo uma cadela no cio e cerca de 10 cães disputando a cruza, pois sei que em breve teremos mais e mais filhotes abandonados nas ruas. Eles não merecem isso!!!
    ALESSANDRA COSTA
    10/12/2013 22:58
    Maravilhoso Ana Rita, você nem imagina o tamanho da minha alegria. Votei em você! É muito bom ter a certeza de que a fé que depositei foi correspondida. Em nome de nossos sofridos bichinhos, MUITO OBRIGADA! Divulga mais para o povo saber (TV). Espero um dia encontra-la. Enorme abraço!
    Angela Rocha
    10/12/2013 14:27
    Excelente iniciativa! Parabéns! Precisamos saber somente sobre o pós operatório que deve ser informado para os donos dos animais.
    Mariella Tosta
    09/12/2013 22:03
    Alem de castra, existe todo o cuidado apos a cirurgia, Com medicamentos e atençao. Como essas informações estão sendo feitas para as pessoas? E se tiver algum caso de inflamação, aonde o dono poderá ter acesso as informações? necessárias
    claudiane de sousa oliveira
    09/12/2013 20:03
    amei o castramovel


      Últimas Notícias

    Égua morre e burro agoniza após ter ingerido veneno em Piatã

    Ana Rita pede que 31 milhões do orçamento municipal sejam destinados aos animais

    Rua em Piatã indicada por vereadora recebe asfalto

    ​Castramóvel realiza esterilização de cães e gatos em Pau da Lima

    Mais Notícias



    Mais Lidas

    Protetores de animais pedem serviço de atendimento móvel de urgência em Salvador

    Projeto de Ana Rita, Castramóvel já está pronto para funcionar

    Câmara de Salvador aprova projeto para a criação de hospital público veterinário

    Prefeitos de Salvador e Porto Alegre discutem implantação de Secretaria dos Animais


    Gabinete
    Edf. Sul América - 7º Andar
    Travessa D'Ajuda, 39 - Centro
    Salvador-BA - CEP:40020-030
    Telefone: 71 3320-0297
            

    Assessoria de Comunicação
    (71) 3320-0195