PESQUISE NO SITE
Biografia
Nossa Causa
Notícias
Projetos
Comissões
Agenda
Eventos
Conquistas
Sala de Imprensa
Na Mídia
Fala, Ana Rita
Artigos
Antes X Depois
Com a Palavra...
Áudios
Links
Denuncie
Downloads
Contato

 
Notícias     Imprimir

Protetores de animais comemoram criação de Frente Parlamentar14/03/2013 00:25
Protetores de animais comemoram criação de Frente Parlamentar
Propostas de criação de Secretaria e Delegacia Especiais também aguardam aprovação

Assessoria 1 comentário          

Ativistas do movimento em defesa dos animais comemoraram a aprovação na Câmara Municipal de Salvador da criação da Frente Parlamentar de Defesa dos Animais, proposta pela vereadora Ana Rita Tavares (PV). O objetivo da Frente, que teve o apoio de 37 vereadores, é estimular a implantação de uma política pública de atenção aos animais na capital baiana.
 
Segundo Ana Rita, a criação da Frente é um momento histórico e, a partir de agora, o movimento ambientalista ganha uma nova força para que providências em favor dos animais sejam adotadas pelo poder executivo, a exemplo da proposta para criação do hospital público veterinário, ações de controle populacional para animais de rua e a criação de órgãos administrativos de fiscalização para o combate a crimes contra os animais.
 
Secretaria e Delegacia Especiais

De maneira pioneira em Salvador, a vereadora do PV também protocolou na Câmara Municipal projetos para a criação da Secretaria Especial de Defesa dos Animais (SEDA) e da Delegacia Especial de Defesa dos Animais. Os dois projetos ainda aguardam votação.

A proposta da SEDA visa tirar da Secretaria de Saúde do município um acúmulo de atribuições com relação à problemática animal na cidade. “A ideia é que a Secretaria tenha uma abrangência maior, pois atuaria com ações e projetos nas áreas de educação ambiental nas escolas, controle populacional de animais de rua, vacinação em massa, campanhas de guarda responsável e prevenção da violência”, explica Ana Rita Tavares. 

 
Foto: Fernando Gomes
Ana Rita exibe mais um projeto em defesa dos animais de Salvador


Exemplos pelo País

As cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e, mais recentemente, Recife já têm instaladas suas Secretarias Especiais de Defesa dos Animais. Outras cidades, a exemplo de Belo Horizonte, também têm projetos para a criação de uma secretaria especial.
 
Quando soube da proposta para a criação da SEDA em Salvador, a primeira-dama e secretária especial dos Direitos Animais de Porto Alegre, Regina Becker, fez um convite para que a vereadora baiana vá conhecer o funcionamento da secretaria gaúcha. “A Secretaria de Porto Alegre é hoje referência nacional e a primeira dama, Regina Becker, vem abrindo novos horizontes diante dos municípios brasileiros para que conquistas como a SEDA possam vir como um socorro às necessidades dos animais. Conhecer a estrutura dessa secretaria vai facilitar a sua implantação aqui em Salvador”, diz Ana Rita.
 
Já a Delegacia Especial de Defesa dos Animais, de acordo com o projeto, vai receber as queixas de maus tratos contra os animais e apurar os crimes cometidos pelos agressores. Segundo a vereadora, o objetivo é dar tratamento específico aos casos que exigem a atuação de policiais e delegados sensíveis à causa. “Seguindo a mesma linha da Delegacia da Mulher, do Idoso, da Criança e Adolescente, a Delegacia dos Animais vem cuidar de uma problemática relacionada especificamente a esse segmento”, completa.
 
Dia Nacional dos Animais – Nesta quinta-feira (14), Ana Rita Tavares vai estar presente numa Sessão Especial em celebração ao Dia Nacional dos Animais, a partir das 14h30, a Assembleia Legislativa da Bahia.
 
Proposto pelo deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), o evento tem o objetivo de expor a atual situação dos animais no estado da Bahia, assunto considerado problema de saúde pública, pois afeta o meio ambiente, a população dos animais e os seres humanos.
 
Também vão estar presentes ativistas do movimento em defesa dos animais, representantes de Organizações não Governamentais, autoridades dos órgãos do Poder Público Municipal e Estadual, veterinários e deputados.


Notícias Relacionadas

  • Frente Parlamentar é conquista inédita para protetores de animais de Salvador

  • Abertura dos trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais

  • Frente Parlamentar Ambientalista é instalada na Bahia

  • Vereadora propõe criação de Secretaria e frente parlamentar que defende direitos dos animais

  • No senado, vereadora Ana Rita acompanha mudanças no Código Penal


  • ComentáriosComentar Notícia
    Rosangela Oliveira Ferreira
    10/08/2017 14:46
    Olha quem deveria esta no manicômio em Ariade ex delegadinha.


      Últimas Notícias

    Lavagem do Bonfim 2018: oito anos sem a presença de animais no cortejo

    Desembargador Augusto de Lima Bispo recebe título de cidadão de Salvador

    Policiais que atuam em defesa dos animais são homenageados em Sessão Especial na Câmara Municipal de Salvador

    Égua morre e burro agoniza após ter ingerido veneno em Piatã

    Mais Notícias



    Mais Lidas

    Protetores de animais pedem serviço de atendimento móvel de urgência em Salvador

    Projeto de Ana Rita, Castramóvel já está pronto para funcionar

    Câmara de Salvador aprova projeto para a criação de hospital público veterinário

    Prefeitos de Salvador e Porto Alegre discutem implantação de Secretaria dos Animais


    Gabinete
    Edf. Sul América - 7º Andar
    Travessa D'Ajuda, 39 - Centro
    Salvador-BA - CEP:40020-030
    Telefone: 71 3320-0297
            

    Assessoria de Comunicação
    (71) 3320-0195